Notícias

Estudante de Curitiba é o único do PR na seleção de Olimpíadas Internacionais de Astronomia

Miguel Lima participou das provas das equipes que estarão nas disputas no próximo semestre

28
Mar
2018

O estudante do terceiro ano do Ensino Médio do Colégio do Bosque Mananciais, de Curitiba, Miguel Antunes Lima, poderá ser o único representante do Paraná na Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica (IOAA 2018) e Latino-Americana de Astronomia e Astronáutica (OLAA 2018), que acontecerão no segundo semestre. Ele realizou as provas presenciais na última semana, em Barra do Piraí (RJ), e o resultado final desta seletiva sairá nos próximos dias. “Chegar a essa fase das Olimpíadas já é um grande reconhecimento por todo o esforço do Miguel ao longo dos anos”, diz o diretor da Unidade Bosque do Colégio, onde Miguel estuda desde o 8º ano, Paulo Henrique Neiva de Lima.

Miguel foi selecionado para participar das provas seletivas das olimpíadas internacionais pela Coordenação Nacional da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA). As etapas pelas quais passou e as convocações estão descritas pelo professor João Batista Garcia Carnalle, coordenador nacional da OBA, no convite enviado ao Colégio, para o Miguel:
“Em função do seu desempenho na prova do ensino médio da XX Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica, XX OBA, realizada em 2017, você foi convidado a participar das provas de seleção Online. (...) devido ao seu desempenho nas provas Online (...), convidamos você para participar das provas presenciais, a partir das quais o Brasil comporá as equipes para nos representar na XII International Olympiad of Astronomy and AstrophysicsXII IOAA, e na X Olimpíada Latino-Americana de Astronomia e AstronáuticaX OLAA, que serão realizadas no segundo semestre de 2018 (...)”.


Miguel, o primeiro à esquerda

Para o aluno, que já coleciona uma série de medalhas em olimpíadas nacionais do conhecimento, a participação na seletiva internacional foi fundamental para seu futuro: “A experiência foi impressionante, conheci muitas pessoas e com certeza saí de lá sabendo muito mais do que sabia antes”, disse Miguel.

A próxima etapa será um treinamento para a internacional (IOAA), em que serão selecionados 25 a 40 alunos dos 88 que estavam nas provas das quais Miguel participou. Entre esses, ficarão 10, cinco comporão a equipe da Olimpíada Internacional (IOAA) e cinco a equipe da latino-americana (OLAA). Professor Paulo Henrique, que coordena a disciplina de astronomia no colégio, conta uma curiosidade: " 88 alunos estavam no treinamento, este número coincide com o número de constelações no céu: 88 constelações!".

 

Desde 2012, alunos do Colégio do Bosque Mananciais já conquistaram mais de 50 medalhas em Olimpíadas Nacionais do Conhecimento, como a OBA.

 

    Compartilhar no WhatsApp  

Notícias relacionadas

Astronomia é tema da aula do 6º ano 16
Mar

Astronomia é tema da aula do 6º ano

Alunos da Unidade Bosque analisam a Terra e todo o Universo

Aluno fica em 2º lugar na etapa estadual do Concurso Internacional de Cartas 03
Jan

Aluno fica em 2º lugar na etapa estadual do Concurso Internacional de Cartas

Diretores dos Correios entregam a premiação durante festa de encerramento do ano da Unidade Bosque

Colégio apoia cursos para enriquecimento cultural 09
Mar

Colégio apoia cursos para enriquecimento cultural

Projeto Cultura no Bosque é aberto a toda a comunidade

Aluno do Colégio poderá participar da Olimpíada Internacional de Astronomia 15
Jan

Aluno do Colégio poderá participar da Olimpíada Internacional de Astronomia

Miguel Lima foi selecionado para participar da etapa classificatória