Atenção espiritual

O projeto educativo do Colégio do Bosque Mananciais é inspirado na dimensão transcendente da vida humana, sendo algo que não está apenas presente na atividade didática, mas é o fundamento de um programa de formação cristã envolvendo estudantes e professores que o desejem. Sempre com o máximo respeito pelas crenças pessoais, o Colégio disponibiliza a toda a comunidade escolar (pais, professores, alunos e pessoal não docente), as mais variadas atividades de caráter doutrinário religioso, além da atenção espiritual de natureza pessoal.

Essa formação na fé e na moral católica é confiada a sacerdotes da Prelazia do Opus Dei, que ensinam o mais fiel respeito pela liberdade das consciências, algo de caráter fundacional do Colégio, atuando harmonicamente entre a educação, o significado da vida cristã e os princípios da doutrina católica.

A educação oferecida pelo Colégio visa, portanto, conseguir a excelência no seu sentido mais completo: o que o ser humano deve saber, o que deve saber fazer e, muito essencialmente, o que deve ser. Seu projeto educativo compartilha desta forma os valores espirituais e éticos do humanismo cristão presentes em toda a tradição ocidental: a liberdade, a dignidade e a transcendência.


O Opus Dei

Opus Dei é uma instituição da Igreja Católica que difunde a mensagem de que o trabalho e as circunstâncias ordinárias da vida são ocasião de encontro das pessoas com Deus, de serviço aos outros e de melhoria da sociedade. Seu fundador, São Josemaria Escrivá, foi canonizado pelo Papa João Paulo II, em Roma, no dia 06 de outubro de 2002. O projeto educativo do Colégio apropria-se dos ensinamentos de São Josemaria sobre a família, o valor do trabalho bem feito e a preocupação pelos demais. Por desejo expresso dos pais e mães que promovem os Colégios, a Prelazia do Opus Dei oferece ajuda espiritual a quem desejar, de várias formas: direção espiritual, aulas de religião, orientação doutrinal, preparação para os sacramentos, etc.

As aulas de Religião no Colégio são catequéticas e preparam para a 1ª Eucaristia e o Crisma. Cada unidade tem um capelão que atende pessoalmente os alunos por meio da Direção Espiritual e do Sacramento da Confissão. O Colégio oferece missas semanais. Para presenciá-las, basta consultar os horários no calendário letivo.