Histórico

Colégio do Bosque Mananciais

Quando, em meados dos anos 2000, um grupo de pais de família de Curitiba (PR) começou a idealizar uma instituição de ensino que aliasse os valores cristãos à excelência educacional e à atenção individual, não imaginava que aquele sonho se tornaria um projeto tão amplo: o Colégio do Bosque Mananciais.

O sonho começou a ser concretizado em 2009, quando foi aberto o Centro de Educação Infantil (CEI) Arethê, no bairro Ahú. No mesmo ano, a Associação de Educação Personalizada (AEP), fundada com o objetivo de colocar em prática o projeto educacional, comprou a área de 37 mil m² no bairro São Lourenço, onde passou a funcionar, em 2010, a Escola do Bosque Mananciais. Com a participação intensiva das famílias, que são o centro fundamental da educação, os alunos vêm alcançando ótimos resultados acadêmicos e pessoais a cada ano. E a escola cresceu.

No final de 2015, a primeira turma do 9º ano da Unidade Bosque formou-se no Ensino Fundamental II e logo na sequência a Secretaria de Estado da Educação (Seed) autorizou a abertura do Ensino Médio na instituição, que passou a se chamar Colégio do Bosque Mananciais.

Hoje, mais de 250 alunos de 0 a 15 anos estudam nas unidades do Colégio do Bosque Mananciais e têm acesso à educação de excelência, com uma grande variedade de disciplinas, como Inglês diário, Espanhol três vezes por semana, Música e Xadrez.

Desde o início, o Colégio adota a concepção de ensino single sex a partir do 2º ano do Ensino Fundamental. Ali, meninos e meninas têm aulas em ambientes distintos, mas com o mesmo currículo educacional. O objetivo é levar os alunos a alcançarem melhores desempenhos no colégio, desenvolvendo em grau máximo as capacidades de cada gênero.

O investimento em obras é constante e o objetivo final é chegar a 1750 alunos, sendo 750 meninas, 750 meninos e 250 crianças.

Depoimento do Diretor

“Cheguei ao Brasil por volta de 1976, extremamente motivado para difundir os valores cristãos e dar minha contribuição para melhorar a sociedade brasileira. Sempre pensei que um colégio ofereceria um potencial enorme na implantação desses valores.
Os anos foram passando e a Providência Divina permitiu que conhecesse pessoas, com as quais compartilhei deste projeto, e fizesse grandes amizades.
De repente, um desses grandes amigos teve um sonho num dia muito especial: o Natal de 2006.
Esse grande amigo, Pedro Modesto Píccoli, depois de um jogo de tênis, sentiu a necessidade de compartilhar desse sonho comigo, o de fundar um colégio de excelência acadêmica e com os valores próprios das famílias cristãs. Minha alegria foi imensa, pois não estava mais sozinho nesse projeto.
Após alguns estudos preliminares, fomos apresentando e contagiando essa loucura a mais alguns amigos, até que a ideia se concretizou na fundação da AEP- Associação de Educação Personalizada, no dia 02/10/08.
Em 2009, foi fundado o Centro de Educação Infantil Arethê e o início das aulas na então Escola do Bosque Mananciais foi em fevereiro de 2010. Em 2015, concluímos o sexto ano de um colégio que caminha a passos largos. Participamos da organização do 5º Congresso Latino-americano de Educação Single-sex e obtivemos o selo de qualidade da ANE, Acreditação Nacional Escolar, como a primeira empresa no Brasil a trabalhar com avaliação de escolas.
A primeira turma do 9º ano do Ensino Fundamental II se formou e é a maior prova de que esse colégio, que começou com o desejo de uma pessoa e com o sonho de outra, já existe, e de que, com a abertura do Ensino Médio em 2016, demos um passo a mais na consolidação do projeto, que passa de Escola para Colégio do Bosque.”

Roberto Abia Fernández,
Diretor Executivo da AEP e Secretário da Solar Colégios.