O projeto

O Projeto educativo baseia-se em Fomento Centros de Enseñanza, instituição de pesquisa educacional localizada em Madrid e fundada em 1946, que administra Centros Educativos de excelência em diversos países do mundo.
Este proposta educativa baseia-se na Educação Personalizada, idealizada pelo eminente pedagogo Victor Garcia Hoz, cuja concepção visa valorizar e educar as diferentes personalidades de cada aluno, a fim de desenvolver ao máximo suas capacidades.
O Colégio desenvolve nos alunos, de maneira regular e permanente, as seguintes dimensões educativas:

Física, Intelectual, Sócio-afetiva, Ética e Transcendente.

ESTA É UMA INSTITUIÇÃO EDUCATIVA INOVADORA FUNDADA POR INICIATIVA DE PAIS DE FAMÍLIA E VOLTADA PARA FAMÍLIAS QUE BUSCAM UMA FORMAÇÃO COMPLETA PARA SEUS FILHOS. O SEU PROJETO VAI ALÉM DO ÂMBITO ACADÊMICO E PRETENDE FORMAR PESSOAS CONSCIENTES E RESPONSÁVEIS, CAPAZES DE SEREM FELIZES E DE INFLUENCIAR POSITIVAMENTE O SEU ENTORNO.

Projetos

PROJETO OPTIMIST

Educação Infantil

Levamos nas nossas vidas o que aprendemos na infância

PROXIMIDADE – EXPERIÊNCIA – SEGURANÇA –
CARINHO – MODERNIDADE – COMPROMISSO

O MELHOR COMEÇO

Educamos com a família
Educamos para o futuro
Educamos a criança completa

Optimist é um projeto educativo inovador e completo para a Educação Infantil. Partindo de investigações científicas realizadas sobre aprendizagens oportunas, oferece-se aos alunos uma rica e organizada estimulação para que alcancem, segundo as condições pessoais de cada um, níveis ótimos de maturidade, desenvolvimento e aprendizagem.
Os programas específicos do projeto Optimist aproveitam o período de grande plasticidade neurológica e psicológica, em que a criança tem um enorme potencial de aprendizagem em todos os níveis, e cria um ambiente educativo rico em estímulos, potencializando a inteligência, a criatividade, a segurança e a alegria.
Neste projeto, desenvolve-se um conjunto de competências que prepara as crianças para o futuro em todas as áreas. Tudo se desenvolve em um clima sereno e cordial, cujas professoras buscam ser exemplares e recebem um programa intensivo de formação humana e pedagógica.
Nosso projeto, intitulado Educação Personalizada, desenvolve o aluno nas 5 dimensões humanas: física, afetivo-social, intelectual, moral e espiritual, em parceria com os pais, primeiros educadores, proporcionando um crescimento sólido e eficaz.

DESENVOLVIMENTO FÍSICO: promove-se a adequada organização neuropsicológica por meio de estímulos motores e sensoriais, preparando a criança para todas as aprendizagens futuras.
DESENVOLVIMENTO INTELECTUAL: favorece-se a leitura, a escrita, o cálculo, a criatividade, as capacidades cognitivas e os primeiros hábitos de estudo e trabalho.
EDUCAÇÃO DA VONTADE: educação que motiva o esforço e a capacidade de superação por meio de um ambiente continuamente estimulante para a realização de atos bons.
DESENVOLVIMENTO AFETIVO E SOCIAL: facilita-se a integração social por meio da contínua interação com as pessoas, os instrumentos de trabalho e o meio.
O ambiente educativo é impregnado de afetividade promovendo a autoestima e a segurança pessoal.
EDUCAÇÃO MORAL E ESPIRITUAL: leva-se a criança a se reconhecer como filha de Deus, dirigindo-se a Deus Pai, a Cristo e a Nossa Senhora, com confiança e afeto.


Programas Pedagógicos

São programas que ajudam a criança a ir muito longe por meio de uma aprendizagem natural, prazerosa e eficiente.
A partir do trabalho globalizado dos conteúdos, promove-se a aprendizagem significativa, a avaliação contínua e o trabalho autônomo e cooperativo.


Programas

Programa motor: facilita a organização neurológica e previne problemas de leitura e escrita.

Bits de inteligência: desenvolve a capacidade de atenção ativa e a memória, e amplia o vocabulário e os conhecimentos.

Bits de número e cálculo: desenvolve a memória e inicia a criança nas habilidades do cálculo mental.

Passeio de aprendizagem: desperta a curiosidade pela natureza e tudo o que rodeia a criança, e desenvolve sua capacidade de observação, o vocabulário e a capacidade de conceituar, estimulando o conhecimento do meio ambiente.

Audição musical: desenvolve a discriminação auditiva e a sensibilidade estética. Também prepara para a aprendizagem de idiomas ao ampliar o registro de sons.

Canto de aprendizagem: promove a criatividade e facilita a autonomia e a iniciativa. Potencializa e respeita o ritmo de aprendizagem pessoal desenvolvendo competências para trabalhos de equipe, espírito de companheirismo e liderança.

Método de leitura/escrita: este método tem um marcado caráter preventivo das dificuldades de aprendizagem ligadas à dificuldade de leitura compreensiva, já que permite que cada criança, segundo seu ritmo pessoal de aprendizagem, aprenda a escrever e a ler compreensivamente. Promove o desenvolvimento da memória e a compreensão verbal, por meio de contos, poesias, canções e jogos de linguagem.

Programa de aprendizagem do Inglês: com aulas diárias, promove a aprendizagem do idioma aproveitando o período para a compreensão natural de outras línguas, característico desta fase, procurando ativar todas as destrezas verbais e cognitivas dos alunos.

Programa de desenvolvimento lógico-matemático: desenvolve o conhecimento lógico-matemático mediante a manipulação de objetos e o descobrimento das relações existentes entre eles.
nça, motivando hábitos de ordem, obediência, justiça, sinceridade, trabalho, generosidade, sobriedade e responsabilidade, baseados numa matriz cristã da vida e da sociedade.

Programa de educação em valores: com o livro Vamos Crescendo, trabalham-se hábitos próprios das virtudes da faixa etária para que sejam incorporados pelos alunos, na vida escolar e familiar. Desenvolve a capacidade de autodomínio e inicia a formação do caráter da criança, motivando hábitos de ordem, obediência, justiça, sinceridade, trabalho, generosidade, sobriedade e responsabilidade, baseados numa matriz cristã da vida e da sociedade.

Programa de formação educativa para pais: o papel dos pais na educação de seus filhos é fundamental e insubstituível. Por essa razão, presta-se às famílias um assessoramento educativo de qualidade, oferecendo-as orientações educativas práticas para fazer da vida familiar uma fonte abundante de bons hábitos e estímulos apropriados, a fim de promover a excelência, a felicidade e o máximo desenvolvimento de seus filhos.

Este projeto baseia-se na EDUCAÇÃO PREVENTIVA

a) Estímulos necessários
b) Técnicas apropriadas
c) Período oportuno

ATÉ OS 8 ANOS DE IDADE, O CÉREBRO DA CRIANÇA SE DESENVOLVE EM UM RITMO SURPREENDENTE E POSSUI UMA GRANDE CAPACIDADE DE ASSIMILAR INFORMAÇÕES.

Horário curricular: matutino, vespertino e integral

PROJETO SNIPE

Ensino Fundamental I (1º ao 5º ano)

Os princípios da educação do Colégio do Bosque Mananciais sintetizam as linhas mestras de um projeto que pretende oferecer, além do saber sistematizado universal, o desenvolvimento total e harmônico dos alunos, segundo a concepção cristã do homem e da vida.

A educação personalizada, pilar educativo do qual decorrem todas as ações escolares, não é um método, mas uma concepção pedagógica, vindo a ser o aperfeiçoamento contínuo e intencional da pessoa mediante a convivência cordial e a atividade bem realizada.

Visa-se o desenvolvimento total e harmônico de cada aluno em todas as dimensões humanas: Física, Intelectual, Sócio-afetiva, Volitiva e Transcendente.

O Colégio do Bosque Mananciais oferece aos alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental o eficiente Projeto Snipe, aplicado com sucesso em diversos colégios do mundo há mais de 50 anos.

Este projeto baseia-se na Educação Personalizada, idealizada pelo eminente pedagogo Victor Garcia Hoz, cuja concepção visa valorizar e educar as diferentes personalidades de cada aluno, a fim de desenvolver ao máximo suas capacidades.

O Colégio oferta período integral, abrangendo 5 disciplinas curriculares, além daquelas da Base Nacional Comum. São elas: Inglês diário, Espanhol, Religião, Xadrez/Jogos de Inteligência e Música.

Ao oferecer uma educação em período integral, o Colégio favorece um maior desenvolvimento do espírito reflexivo e crítico dos alunos, por meio de situações de aprendizagens significativas que promovem a formação humana e enriquecem o nível acadêmico e cultural.

É nesta etapa que se estabelecem as principais bases do processo de aprendizagem e da pessoa, processo este que não termina nunca.
O projeto do Ensino Fundamental proporciona a cada aluno a formação intelectual, social, afetiva e moral, que será imprescindível para seu amadurecimento total como pessoa.

Programas que multiplicam o conhecimento:

- Sistema de ensino e educação que estimula a autonomia na aprendizagem,
o exercício da liberdade pessoal, o desenvolvimento da responsabilidade
e o trabalho em equipe.

- Programa de desenvolvimento cognitivo: ensina a pensar e a estudar
por meio das áreas curriculares.

- Educação em valores mediante um detalhado plano de formação que se leva a cabo no Colégio e na família.

- Zonas de trabalho: onde se estimulam a criatividade e a iniciativa pessoal,
e jogos de estratégia que exigem concentração e raciocínio matemático.

- Aprendizagem por descoberta e investigação: coleta de dados, formulação
de hipóteses, apresentação de conclusões.

- Tecnologias da informação e da comunicação integradas ao currículo.

- Assessoramento educativo aos pais, para que exerçam verdadeiramente
o protagonismo que lhes corresponde.

- Aprendizagem intensiva de dois idiomas:
Inglês - 5 aulas semanais.
Espanhol 2 - aulas semanais.
Exames de proficiência pelo Cambridge e Instituto Cervantes.

PROJETO VAURIEN

Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano)

O Colégio do Bosque Mananciais oferece aos alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental o eficiente Projeto Vaurien, aplicado com sucesso em diversos
colégios do mundo há mais de 50 anos.

Este projeto baseia-se na Educação Personalizada, idealizada pelo eminente pedagogo Victor Garcia Hoz, cuja concepção visa valorizar e educar as diferentes personalidades de cada aluno, a fim de desenvolver ao máximo suas capacidades.
O Colégio oferta período integral, abrangendo 5 disciplinas curriculares, além daquelas da Base Nacional Comum. São elas: Inglês diário, Espanhol, Religião,
Ética e Música.

Ao oferecer uma educação em período integral, o Colégio favorece um maior desenvolvimento do espírito reflexivo e crítico
dos alunos, por meio de situações de aprendizagens significativas que promovem a formação humana e enriquecem o nível acadêmico e cultural.

O projeto educativo para o Fundamental II pretende transmitir aos alunos os elementos básicos da cultura, afiançar neles
o hábito de estudo e trabalho que favoreçam a aprendizagem autônoma e o desenvolvimento de suas capacidades e, finalmente, formá-los como cidadãos responsáveis. Tudo isso tendo em conta as transformações físicas, intelectuais e afetivas, próprias dos alunos desta fase.

O Colégio do Bosque Mananciais propõe um modelo educativo que possibilita um ensino personalizado, atendendo os diferentes interesses e motivações que apresentam os alunos.

INGLÊS E ESPANHOL

Os alunos se beneficiam de dois idiomas: Inglês e Espanhol, como línguas estrangeiras que incidem na formação geral e contribuem especificamente no desenvolvimento das capacidades de linguagem e comunicação. Uma das finalidades desta etapa é prepará-los para utilizar essas línguas em seus estudos posteriores e em sua inserção no mundo do trabalho.

O alunos se beneficiam de 5 aulas semanais de Inglês e 2 aulas semanais de Espanhol, com oferta de exames de certificação pelos conceituados Institutos Cambridge e Cervantes.


Programas que multiplicam o conhecimento:

- Sistema de ensino e aprendizagem que estimula a autonomia na aprendizagem, o exercício da liberdade pessoal, o desenvolvimento da responsabilidade e o trabalho em equipe.

- Programa de desenvolvimento cognitivo: ensina a pensar e a estudar, por meio das áreas curriculares.

- Educação em valores mediante um detalhado plano de formação que se leva a cabo no Colégio e na família.

- Zonas de trabalho: onde se estimulam a criatividade e a iniciativa pessoal, e jogos de estratégia que exigem concentração e raciocínio matemático.

- Aprendizagem por descoberta e investigação: coleta de dados, formulação de hipóteses, apresentação de conclusões.

- Tecnologias da informação e da comunicação integradas ao currículo.

- Assessoramento educativo aos pais, para que exerçam verdadeiramente o protagonismo que lhes corresponde.

- Aprendizagem intensiva de dois idiomas: Inglês e Espanhol.

PROGRAMA DE EDUCAÇÃO EM VALORES

Os objetivos deste programa são:

- Formar o critério dos alunos e proporcioná-los conceitos claros sobre questões de especial interesse;

- Incentivar a reflexão (analisar, aprofundar e argumentar) sobre os próprios valores e a própria conduta, assim como sobre sua dimensão social;

- Motivar as atitudes de compromisso em aspectos concretos de melhora pessoa;

- Oferecer ideias práticas aos pais para subsidiar a educação de seus filhos.

Para educar nas virtudes sociais (respeito, solidariedade, justiça, civismo, etc.), oportuniza-se aos alunos ocasiões para ajudar os demais.

Os objetivos destas atividades são a experiência no exercício destas virtudes, bem como o autoconhecimento e a melhora das próprias atitudes solidárias comprometendo-se com a sociedade.

SOLING

Ensino Médio

Os objetivos pedagógicos no novo cenário que se abre à nossa frente, estão orientados para formar pessoas empreendedoras, autônomas, abertas, e com um perfil adaptado a um mundo em constante mutação e às novas realidades do mercado laboral. Para tanto, nosso Projeto incorpora elementos que ajudam a configurar esse perfil de aluno.

As disciplinas oferecidas desenvolvem um nível de excelência no conhecimento acadêmico e as estratégias preparam para uma categoria humana e ética compatível.

Características do projeto: além de uma preparação sólida para as provas de vestibular e do ENEM, aponta para uma alta performance do desempenho na vida universitária. Temos presente também que o sucesso profissional e a realização pessoal devem caminhar juntos.
O colégio utiliza, no Ensino Fundamental II e no Ensino Médio, o Sistema Poliedro, conceituada instituição de ensino, com sede em São Paulo, que possui um dos mais altos índices de aprovação nas melhores universidades do país.
Todo o conteúdo do Ensino Médio é estudado no 1º e 2º anos, ficando para o 3º ano uma revisão mais intensiva dos conteúdos, direcionada aos mais concorridos vestibulares.

PROGRAMA DE EDUCAÇÃO EM VALORES

Dando continuidade a um dos principais pilares do Projeto do colégio, os alunos têm a oportunidade de refletir e debater temas de especial relevância moral, ética, social, política, etc., inclusive dentro das próprias disciplinas curriculares.
Estas possibilidades os levam a pensar com autonomia e a eleger os valores e posicionamentos vitais, a partir de ideias e conceitos orientadores.
Tudo isso ocorre também como fruto de um ambiente ético e estimulador, apoiado nas virtudes: laboriosidade, sinceridade, generosidade e alegria.