Notícias

Conseg realiza 3ª reunião no Colégio

Ações de segurança para melhorar o trânsito na região

26
Out
2023

 

A 3ª reunião da atual gestão do Conselho de Segurança (Conseg) do São Lourenço aconteceu na noite desta terça-feira (24), no Colégio do Bosque Mananciais, e contou com a presença de representantes de entidades de classe, religiosas, da imprensa, da Guarda Municipal, da Polícia Civil, da Polícia Militar, além da Regional do Boa Vista e dos vereadores Bruno Pessuti e Mauro Inácio. Todos reunidos com o objetivo de melhorar a segurança e a convivência no bairro e em todas as imediações.
O presidente do Conseg, Elias Paraízo Júnior, apresentou o balanço das ações do último mês, além de propostas. A principal delas se refere à segurança para ciclistas e motoristas no cruzamento entre as ruas João Guariza e Mateus Leme, bem na esquina da Unidade Bosque. Como a ciclovia está na diagonal e bem próxima da esquina, o que dificulta a visibilidade, ali acontecem corriqueiramente atropelamentos de ciclistas. A proposta apresentada pelos vizinhos e apoiada pelos presentes é que a ciclovia continue na calçada ao lado do Colégio para então cruzar a João Guariza no meio da quadra, direto para a ciclovia que leva ao Parque São Lourenço.
Essa e outras três opções viáveis para aumentar a segurança e também desafogar o trânsito na Rua João Guariza nos horários de pico (saída e entrada no colégio) foram apresentadas pelo advogado Pierre Ruthes, vice presidente do Conseg e representante do Colégio na instituição. “Além da ciclofaixa elevada, também temos estudos da rotatória e estamos verificando uma proposta que já consta no plano diretor da prefeitura de abertura de uma das ruas sem saída ou, ainda, voltar a utilizar como opção de saída do colégio a rua Vitória Grassi Matei, onde desemboca uma das saídas do terreno, mas está desativada”. Tanto o representante da prefeitura quanto os vereadores presentes se comprometeram a agilizar o estudo dessas opções.
Meio Ambiente e Segurança - O Conseg pretende continuar realizando ações voltadas ao meio ambiente e à limpeza do Parque São Lourenço, como a que aconteceu em setembro e que reuniu muitos vizinhos. Na ocasião, também foi apresentado o levantamento da criminalidade na região e foi observado que os furtos acontecem mais nas segundas e quartas-feiras pela manhã e o crime mais comum é o estelionato (em especial de número de celular, pedindo dinheiro através de pix para as pessoas). De modo geral, a criminalidade diminuiu no bairro se comparados os dados de janeiro a setembro deste ano com o mesmo período do ano passado. Ações efetivas das forças policiais foram apontadas como um dos motivos - o que levou à prisão de quatro quadrilhas que atuavam no bairro.

As reuniões do Conseg São Lourenço acontecem todos os meses na Unidade Bosque do Colégio do Bosque Mananciais. A próxima será dia 28 de novembro e toda a comunidade escolar é convidada a participar.
 

    Compartilhar no WhatsApp  

Notícias relacionadas

Colégio é o 2º melhor no Enem do PR 16
Out

Colégio é o 2º melhor no Enem do PR

Alunos e alunas do Terceirão 2022 se destacaram em todas as áreas do conhecimento

Curso vida a Dois - fases reúne mais de 100 pessoas 18
Out

Curso vida a Dois - fases reúne mais de 100 pessoas

Evento inédito foi realizado pelo Colégio do Bosque Mananciais

Juan Manuel Burgos e o personalismo na educação 27
Set

Juan Manuel Burgos e o personalismo na educação

Palestra reuniu pais e professores