Notícias

Emoção no 7º Concerto do Bosque Mananciais

 

A noite do Dia dos Pais foi ainda mais especial para as cerca de 1500 pessoas que prestigiaram, no Teatro Guaíra, em Curitiba, a 7ª edição do Concerto do Bosque Mananciais. O pianista Alvaro Siviero e a austríaca Vienna Morphing Chamber Orchestra encantaram o público com um repertório cuidadosamente escolhido. Desta vez, o evento foi apresentado também pela empresa Diamante Geração de Energia, que trouxe para o Brasil a orquestra para dois concertos em Santa Catarina e para o Concerto do Bosque. “A boa música tem tudo a ver com o nosso trabalho, pois traz energia para todos”, disse o diretor técnico opercional da Diamante, Jefferson Oliveira na abertura do evento. Pelo Colégio do Bosque Mananciais, que desde 2012 realiza o Concerto em parceria com Alvaro Siviero, a apresentação foi feita pelos alumni (sempre alunos) Barbara Rodrigues e Giovani Bianchi, que falaram sobre a importância de crescer em um ambiente escolar em que sempre foi valorizada a boa  música.
Na primeira parte do Concerto, a orquestra interpretou composições dos seus conterrâneos Wolfgang Amadeus Mozart, Friz Kreisler e Johann Strauss II. Na segunda, com Alvaro ao piano acompanhado da orquestra, o público se encantou com a interpretação da obra original do polonês Frédéric Chopin Concerto Nº 1 para piano e orquestra em mi menor, Op. II. “É uma obra primorosa, que retrata a situação de Chopin, que estava na França, longe de sua terra natal que tanto amava”, disse Siviero. O pianista, aliás, transformou o teatro em uma grande sala de visitas em que ele conversou com o público, dando uma ambientação primorosa do cenário da época e de cada um dos artistas quando criaram as composições.
 
“Poder participar de um evento desse porte e ainda aprender tanto sobre os compositores foi uma maneira maravilhosa de comemorar o dia dos pais”, disse Giovane Esser que, com a esposa Elaine e os filhos Heitor, de 8 anos, e Arthur, de 10 anos, foi ao Concerto. A família estava no grupo de cerca de 50 pessoas entre pais e alunos de 8 a 14 anos do Centro Educacional Técnico (CET) Rio Bonito, mantido pelo  Instituto Forja e localizado no bairro Campo de Santana, em Curitiba, que assistiram, como convidados especiais, ao Concerto. 

“Auxiliar a formar o gosto musical nestas famílias, com o contato ao vivo com a música clássica, é muito significativo”, diz o professor Anderson Basi, diretor pedagógico do Forja. O alunos do CET já participaram em 2017 e em 2018 do Concerto e agora retornam em uma data significativa para celebrar com seus pais. “Um presente cultural para o dia dos pais foi perfeito”, disse Elaine. Fundado há quase quinze anos, o Forja atende, através do Centro Educacional Técnico Rio Bonito, meninos de famílias carentes no contraturno escolar. Lá, eles recebem aulas de educação física, inglês, espanhol, informática, meio ambiente e virtudes humanas.

 

 

O 7º Concerto do Bosque Mananciais foi um sucesso graças à participação do grande público e, também, das empresas que acreditaram nesse importante projeto: 

Patrocinadores e apoiadores desta edição do Concerto:

Promoção

Colégio do Bosque Mananciais

Diamante Geração de Energia

 

Realização

Artesalis Produções Artísticas

 

Patrocínio

Andritz

Piemonte

Vitività

 

Apoio

Gazeta do Povo

Bourbon Hotéis e Resorts

Restaurantes Kharina

Brasil Paralelo

Associação de Pais do Colégio do Bosque Mananciais