Notícias

Roteiro Eco-educacional

Atividade faz parte dos estudos sobre "Turismo Sustentável"

14
Set
2017

"A Organização das Nações Unidas proclamou 2017 como o Ano Internacional do Turismo Sustentável para o Desenvolvimento em reconhecimento ao grande potencial da indústria do turismo, que responde por cerca de 10% da atividade econômica mundial, para contribuir para a luta contra a pobreza e promover a compreensão mútua e o diálogo intercultural (...)". (UNESCO, 2017)

Diante de tão relevante e atual tema, o ensino fundamental I, da Unidade Mananciais também elegeu o Turismo Sustentável como assunto da sua Mostra Cultural que encerrará o semestre letivo.

E como parte dos preparativos à Mostra, as alunas desenvolvem diversas atividades de estudo, como o Roteiro Eco-educacional que foi realizado no dia 14/09.


                                                      

Acompanhadas por uma guia de turismo, as alunas visitaram pela manhã o Museu de História Natural (referência nacional em pesquisa zoológica) no Capão da Imbuia e lá puderam aprender mais sobre as características dos biomas brasileiros e também visitar uma exposição de animais taxidermizados e em extinção.

                                                     

Elas se surpreenderam com a parada para o almoço num lugar muito especial: um restaurante no bairro batel, que oferece uma experiência em ecogastronomia cultural. Além da deliciosa comida, as alunas puderem conhecer as práticas sustentáveis que o estabelecimento pratica, tais como: compostagem, reaproveitamento da água da chuva, cultivo de abelhas sem ferrão e utilização de produtos orgânicos.

                                                          

O roteiro contemplou ainda uma visita ao Parque Gomm, também no bairro Batel (entre as ruas Hermes Fontes, Carmelo Rangel e Bruno Filgueira).  O parque que originou-se à partir de um Bosque, e foi oficialmente inaugurado em 2016 é considerado o primeiro parque comunitário da cidade, pois compartilha a administração entre a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA) e um comitê comunitário.

"No passeio lá no parque Gomm eu aprendi que estavam querendo destruir toda a natureza e isso é ruim, mas eu fiquei feliz que mesmo depois que eles fizeram o shopping eles deixaram uma parte com coisas da natureza, fizeram o parque e não destruíram. Também gostei muito do restaurante Quintana porque eles falaram muitas coisas legais e também coisas que a gente está aprendendo no colégio, como por exemplo as coisas que vi no filme O menino e o mundo", disse Rebeca Trevisan Tomasine Gomes, do 2o. ano.

Lá no parque nossas alunas conheceram a Estação de Sustentabilidade que trabalha com reciclagem e aprenderam um pouco mais sobre compostagem e como é possível colocar essa prática em casa.

A Giovanna Luisa Andrade B. de Souza, do 5o. ano, destacou o aprendizado sobre as abelhas: "O que eu mais gostei foi do Quintana! Eles cuidam das abelhas! Eu aprendi que as abelhas fazem o seu lugarzinho pra morar e que a maioria das abelhas aqui no Brasil não picam e são boas, pois não tem ferrão. Eu também gostei muito de aprender sobre o adubo e essas coisas da natureza."

E para encerrar, o passeio sensorial no Jardim das Sensações no Jardim Botânico, proporcionou incríveis descobertas! De olhos vendados, nossas alunas percorreram um caminho de 200 metros com plantas nativas, aromáticas e medicinais e foram instigadas a vivenciar essa experiência de uma forma diferente: por meio do toque nas plantas, utilizando o olfato e a audição.

A galeria de fotos logo abaixo mostra alguns dos momentos marcantes desse dia!

    Compartilhar no WhatsApp  

Notícias relacionadas

Alunas da unidade Mananciais visitam a MINEROPAR 05
Ago

Alunas da unidade Mananciais visitam a MINEROPAR

Uma viagem sobre a história do planeta, evolução geológica dos continentes, rochas e minerais

Visita pedagógica ao Mercado e Parque São Lourenço 29
Ago

Visita pedagógica ao Mercado e Parque São Lourenço

Alunos do 3o ano da un. Bosque fazem visita pedagógica ao Mercado e Parque São Lourenço

Alunos da Unidade Bosque visitam Mineropar

Alunos da Unidade Bosque visitam Mineropar

Mineropar, empresa responsável pelo Serviço Geológico no Paraná

Confira como foi a terceira edição de 2017 da Formação de Pais 22
Ago

Confira como foi a terceira edição de 2017 da Formação de Pais

Formação de Pais reuniu pais interessados em discutir e aprender mais sobre educação dos filhos